28/04/2009

Depois que passou a boiada...

Na segunda metade dos anos 90, uma banda curiosa começou a se apresentar pela cidade, era tão numerosa quanto arrojada. Formada por oito moleques, era uma big band de ska hardcore na linha Operation Ivy e Voodoo Glow Skulls, com naipe de metais inclusive. Isso foi em 1995 e o Bois de Gerião estava apenas começando a abrir a estrada que seria pavimentada anos depois pelos Móveis Coloniais de Acaju.

Em pouco tempo, a banda se tornaria a preferida dos skatistas da época, que acabaram formando a base do seu público. A banda era diferente do que é hoje. Parece que desse tempo apenas o Rafinha continua. No início, tinha mais um guitarrista, Guto, tinha o Toco, um vocalista frontman solto e um baterista pedreiro chamado Jason. Uma banda tão diferenciada que acabou até gerando uma cena ska posterior. Muita gente, e eu estou incluído aí, achava que o Bois de Gerião estouraria ali mesmo em 96/97 e levaria junto uma terceira geração brasiliense ao mainstream nacional. Mas apesar da banda ter conseguido uma carreira sólida e um público fiel no Distrito Federal, o tal sucesso nacional não veio.

Mas, o legado de uma banda não pode ser medido apenas pelo fato dela ter passado ou não pelo mainstream. O Bois de Gerião foi uma banda que quebrou paradigmas, antes deles só havia por Brasília bandas no tradicional guitarra-baixo-bateria. Os Bois mostraram que era possível agregar mais e mais elementos em uma banda, que era possível e preciso reinventar formatos e performances. E se hoje, bandas como os Móveis Coloniais de Acaju ou o Gilbertos Come Bacon sobem nos palcos com seu exército de instrumentistas, isso se deve muito ao arrojo dessa molecada, que eu conheço de uma época em que os ensaios eram quase caóticos. Rafinha, Foca, Tell, Toco, Jason (um batera de mão pesada que vivia estressado e parava de tocar as músicas no meio do ensaio pra afinar a caixa), todos boa gente. Quem também passou pela banda foi o baterista Txotxa, ex-Maskavo Roots e que hoje toca na Plebe Rude.

O Bois de Gerião tem dois álbuns, o primeiro é muito bom e o segundo, regular. Ambos foram lançados pelo selo brasiliense Prótons, sendo que o de estréia teve a produção do Philippe Seabra da Plebe Rude. Uma banda que ainda está na ativa e que foi, sem dúvida, uma das protagonistas da segunda metade dos anos 90 (ao lado d’Os Cabeloduro) e uma das mais importantes do rock brasiliense.


6 comentários:

  1. caralho,

    eu tinha 14 anos quando pogava ao som de Eu Não Sei o que Fazer, RAP, Grupies...

    Bois é uma referência foda pra Gilbertada. Muito legal falar da importancia que a banda tem na história dessa cidade, os caminhos que ela ajudou/ajuda a abrir. Sabemos que caminhamos por uma estrada já iniciada.

    Parabéns ao Bois pela bela história e obrigado pela referência como banda.

    joca/Gilbertos Come Bacon

    "...mas talvez seu furuto não seja
    bem do jeito que vc pensar
    sua atitude de foda-se tudo
    não te leva a nenhum lugar,

    já esta na hora
    ponha a mão na cabeça
    nunca é tarde pra vc mudar..."

    Ha!

    ResponderExcluir
  2. No porão 2000, só se falava da oportunidade de eles representar a banda como a próxima banda de brasília a chegar ao mainstream.
    Sabe se lá o que o destino fez para que isso não acontecesse.

    Fim de semana é uma das melhores músicas do rock brasília anos 90.

    Me lembro que naquele Porão fizeram questão de colocar uma sequencia de shows ska que fecharia com Bois só para realçar a importancia da banda (Moveis tocou naquele festival, mas para mim era so a banda do nome esquisto ate entao, rsrsr)

    ResponderExcluir
  3. O bom dos shows do Bois é que sempre enchia de gatinhas. Eles ficaram estigmatizados como a banda "promessa" da 3° onda do rock Brasília, coisa que ainda não aconteceu. Parece que atualmente, os caras viraram uma banda de rock gaúcho. Doidera!

    ResponderExcluir
  4. muito legal o texto!
    queria deixar uma sugestão para o blog
    escute o som do Instiga - www.instiga.com
    acho que vão gostar. Vi um clipe deles muito legal...

    ResponderExcluir
  5. Bons tempos de teatro garagem bois a vaca foi pro brejo festival cult 22 haha coletania banana porra era baum d+ eu lembro do ultimo show que o toco tocou no garagem com um colar de .tomada freak d+ auhauauaa
    o sofá sempre vomitado...
    Bons tempos viu...

    ResponderExcluir
  6. Guto, Jason e Toco. Quem tem notícias?

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails