08/03/2009

Gonorância


Existe uma forma muito comum de se depreciar uma banda, que é chamá-la de engraçadinha. Até hoje não consigo entender esse conceito, que de tão vago comportaria desde Beatles, Ramones ou Mutantes até Ultraje à Rigor, Mamonas Assassinas, Little Quail, Móveis Coloniais de Acaju ou Raimundos. E o que todas essas bandas têm em comum são músicas em que o humor está presente de algum modo, quer seja no escracho explícito, nas letras ou nas interpretações. Mas reconheço que são poucos que conseguem unir rock e humor de forma eficiente e equilibrada. E a banda brasiliense Gonorants consegue isso com correção.

Banda de instrumental potente e encaixado, com um bom vocalista e algumas músicas que são (e não apenas tentam ser) engraçadas de fato – destaque para Marciana, Joana e Pinto no Lixo. Percebo boas influências do rock brasiliense de bandas como Little Quail e Raimundos no som do Gonorants, eu até chamaria a baixista Vanessa de Canisso de saias. Mas, tudo feito com muita personalidade e passa longe de ser mera cópia.

Ao vivo, a banda funciona muito bem (ressalto o figurino de camisetas listradas estilo indie cor sim, cor não, segundo as palavras do vocalista e guitarrista Éder - o terceiro integrante é o baterista Rafael.), e se revela muito carismática também. Vale dizer que eles fizeram o melhor show da etapa tocantinense do Grito Rock 2009, e são cogitados como atração em um próximo festival em Palmas.

No fim do ano passado eles lançaram seu primeiro e homônimo álbum no Festival Cuca de Copas, que contou com a presença de Autoramas e Matanza, além dos brasilienses do Gilbertos Come Bacon. Nesse disco, a energia do rock dos Gonorants está muito bem registrada, com uma produção impecável e participação especial de Roger Moreira, do Ultraje a Rigor. Um lançamento que agora também está disponível aqui no Rock Brasília, desde 1964.

Gonorant$ - Gonorant$ (2008)

1. Marciana
2. Eu quero voltar pro saco do meu pai
3. As que dão dão
4. Gaivota manca
5. O cabra macho
6. Pinto no lixo
7. Joana
8. O urso panda
9. Quero muito ser abduzido
10. Caranguejo
11. Mordi um pedaço do fogão
12. Traficante de rapadura
13. Atocha
14. Capeta do jornal
15. Você gosta de fofoca
16. Papagaio lauper


Uma boa semana para todos!


6 comentários:

  1. O show é excelente: som foda e muito carisma! Comprei o cd e após ouvir algumas vezes, cheguei a conclusão que a banda é poderosa no instrumental, mas as letras ainda têm muito a evoluir. Parece que por ser o primeiro cd, eles utilizaram composições da época de adolescente ainda, como na faixa-título. Isso não compromete o trabalho dos Gonorant$, e ainda me faz ficar ansioso para acompanhar a evolução da banda. Destaco as três primeiras do cd e Joana.

    ResponderExcluir
  2. O Gonorant$ é a minha aposta em 2009!

    ResponderExcluir
  3. Boa critica bauduco! é exatamente oque rola algumas musicas do cd sao de 2000 - 2002 e ainda sobro algumas qua vamos trabalhar para o segundo cd hehehe! Mas letras jovias pidas ruins rimas fracas as vezes faz agente rir e funciona entao pq nao?
    O massa disso que no nosso ultimo show
    foi uma criança que nao tinha 5 anos direito curtino muiiiito até o nosso querido Evandro(Esfolado)uma lenda do rock (abração)
    e é issu!
    agradeço em nome da banda o post e os comentarios!
    ValeW!
    Rafael Gonorant

    ResponderExcluir
  4. Renato, pinta no show de hoje no Teatro Garagem, tipo 20h. abraço!

    ResponderExcluir
  5. A banda é muito boa mesmmo. Adorei o disco e assisti ao show na Fnac. É a proxima banda de Brasília a fazer sucesso no mercado nacional...

    ResponderExcluir
  6. A banda é fantastica. A conheci por aqui e adorei. Pra mim sao estao entre os melhores de Brasília

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails