17/10/2008

Série Pós-Punk: 7 – The Stranglers

Formação clássica:

Hugh Cornwell - voz e guitarra
Jean-Jacques Burnel - baixo
Jet Black - bateria
Dave Greenfield - teclados

Essa é mais uma banda importantíssima que a imprensa brasileira especializada não escreve e nunca escreveu sequer uma linha sobre....

Talvez você conheça o Stranglers pela música “Golden Brown” que faz parte da trilha sonora do filme Porcos e Diamantes. Mas esqueça, pois isso não significa nada.

Stranglers é, disparada, uma das minhas bandas preferidas ao lado de Clash. É Também uma banda que caracterizou bastante a Turma da Colina, pois a maioria dessa Turma também tem o Stranglers no coração. Poderia citar uma lista imensa de nomes amantes da banda, mas fico com apenas um, que pra mim é bastante significativo: André Mueller, baixista e fundador da Plebe Rude. (André, apesar de já tê-la baixado da internet, a caixa Old Testament ainda é meu objeto de desejo e até hoje ainda não a encontrei). Resumindo, o Stranglers é uma das principais influências do Rock candango dos 80.
Bem, o maravilhoso The Stranglers foi formado em 1974 e passou a fazer shows nos Pubs londrinos, por isso, é uma das bandas caracterizadas como Pub Rock (Ian Dury, Eddie and The Hot Rods e Dr. Feelgood são outras boas bandas de Pub Rock).

Em 1976 todos sabem que Ramones foi para Londres para uma série de shows e que desses shows surgiram Clash, Sex Pistols e outras tantas bandas que mudaram o rumo do punk Rock. Esses shows do Ramones tinham a abertura do Stranglers.

Muitas são as denominações que a imprensa dá ao som da banda: Pub Rock, Punk Rock, Punk Experimental e New Wave são algumas delas, mas a denominação correta sem dúvida é o Pós-Punk, até porque engloba mais a estranha sonoridade do Stranglers.
Inclusive as duas principais fortes características da sonoridade da banda é o baixo grave, denso e distorcido de J.J. Burnel e os teclados de Dave Greenfield que são deveras estranho, cada música um timbre diferente. Outro lance que chamou a atenção de todos é que o Stranglers não foi formado por 4 jovens rapazes, pelo contrário, quando a banda surgiu, todos eles já beiravam a casa dos 30 anos. E venhamos e convenhamos, Punk Rock com forte presença de teclados não é nada normal.

A trajetória da banda é marcada por incidentes tanto com a imprensa especializada quanto com o público. Com seu humor negro, a banda volta e meia é acusada de sexista. Durante anos seus shows foram marcados por terem prostitutas nuas no palco. Aí era aquela coisa de todo mundo tirar a roupa e a coisa toda descambar para a orgia. Por conta disso a banda era sempre perseguida pela polícia e seus integrantes presos, a maioria das vezes por porte de drogas.

Hoje, infelizmente, o vocalista e guitarrista Hugh Cornwell deixou a banda, mas ela continua firme e forte, lançando discos e sempre em turnê. Por conta desse artigo cheguei inclusive a entrar no site oficial da banda e enviei um e-mail exigindo a vinda dela ao Brasil!
VIVA STRANGLERS!!!
PS1: Stranglers é tão bom que me tira a concentração. Estava eu escutando The Raven para me inspirar no texto, mas tive que tirar o som, pois não conseguia escrever... hehe.
PS2: A discografia da banda é extensa, com mais de 20 títulos, mas deixo aqui três ótimos discos para download, além de um Best Of. Ouçam no volume máximo!
PS3: Deixo aqui minha propaganda. Toda 5ª feira no Multishow (NET) rola a 2ª temporada do programa Que Rock é Esse? para o qual fiz a pesquisa e o roteiro.
PS4: VIVA STRANGLERS!!!! (PM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails