07/06/2010

R64 Brasil: Doe rock ao Emocentro

Outro dia estava pensando sobre a tal fórmula do sucesso. Não a fórmula industrial, mas a fórmula original. Digo isso, porque a fórmula industrial nada mais é do que uma tentativa de reprodução de uma fórmula original que tenha dado certo.

Exemplos? As inúmeras bandas pós-Legião Urbana, cujo cardápio de genéricos inclui bandas de um hit só, como Uns e Outros, e outras que são sucesso gospel como o Catedral. Mas, essa prática não é exclusiva da indústria fonográfica caduca.

Também posso citar a cena indie dos anos 00s que, ao meu ver, foi de longe a década menos criativa do rock brasileiro. Tirando uma ou outra exceção, as bandas da década passada se contentavam em fazer releituras toscas de dois álbuns: Is this it, dos Strokes e Ventura, do Los Hermanos.

Afinal, o que difere uma banda competente de uma banda de sucesso? A resposta é bem simples - o que, diga-se, de forma alguma significa que se trata de algo fácil. O segredo é conseguir falar com todos. Falar a língua que todos entendem. É falar de um João de Santo Cristo trabalhando em Taguatinga e o sujeito lá no Acre entender perfeitamente. É cantar aventuras em puteiros de João Pessoa e lá em Curitiba, o cara acompanhar. É entrar em uma Brasília amarela rumo a Santos e o manauara embarcar junto....

Doe rock ao Emocentro, da Sociedade Bico de Luz é um álbum sensacional por isso. Com uma produção bem cuidada, traz 9 hits certeiros, entre as 12 faixas do álbum. A música de abertura, Centro de Porto Alegre, poderia se chamar Centro de São Paulo, Centro de Manaus ou de qualquer outra capital do Brasil. Também não é preciso ser um gaudério para mergulhar nas memórias adolescentes de Excursões para Expointer. E quantas Musas do T2 (cuja letra fala de uma paixão platônica surgida dentro de um coletivo, T2 é uma linha de ônibus) já não despertaram emoções pelos busões da vida?

Banda segura do que faz, a SBL tem um carisma incomum entre bandas independentes. Muito disso se deve ao sarcasmo contundente (mas sem apelações) presente no disco. Claro, é também uma banda musicalmente muito competente, com um instrumental potente e afiado, um ótimo vocalista e backing bem encaixados.... Vale destacar que a última faixa do disco (Eu tenho uma banda que quer ser Strokes) é quase um epitáfio para os modorrentos Anos 00.

Um disco que abre uma nova década para o hoje moribundo e tedioso rock nacional.

Sociedade Bico de Luz – Doe rock ao Emocentro

1. Centro de Porto Alegre
2. O nosso amor é rock
3. A musa do T2
4. Domingo em Porto Alegre
5. É TPM
6. Ela se acha
7. Excursões para Expointer
8. Julho
9. Meu bem
10. Mundo bom
11. Suplementos alimentares
12. Eu tenho uma banda que quer ser Strokes

BAIXE AQUI

5 comentários:

  1. Massa, tava tentando baixar há uns dias, mas o site deles está fora do ar. Muito boa! Conheci pela coletânea do blog!

    César

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa nova cara do blog, parabéns.
    Baixei esse disco, mas ainda nao tive tempo para ouvi-lo, mas parece ser legal
    Abraçao
    Joao Pedro VidaHC

    ResponderExcluir
  3. Melhor banda do Brasil!

    ResponderExcluir
  4. bahhh adoroooo todas as musicas...escuto todos os dias...muitoooo fodaaaaaa

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails