18/03/2010

Série 50 anos: 4. E o DF criou o Punk... (1980s)

É engraçado, mas quem me apresentou ao punk rock foi o rock brasiliense. Pra ser mais específico, foi o Detrito Federal. Eu tinha uns onze anos e jogava no mesmo time de futebol de moleques que o Gabriel Thomaz. Ele era um pouco mais velho e já tinha uma discoteca considerável. O pai dele tinha uma loja de discos no Rio de Janeiro e abastecia o filho em Brasília com clássicos e lançamentos.

Nas duas prateleiras cheias de LPs que o Gabriel tinha em casa, era possível encontrar desde o primeiro compacto do Ultraje a Rigor, ainda com o Edgar Scandurra até o É proibido fumar, do Roberto Carlos. Clássicos como o Álbum Branco dos Beatles dividiam espaço com lançamentos como Devo. Coisas obscuras como XMal Deutchland , Einstürzende Neubauten ou X compartilhavam a companhia de futuros clássicos como Rocket to Russia dos Ramones ou Give 'Em Enough Rope, do Clash, discos lançados menos de 10 anos antes. Era 1984.

Eu já era um pequeno consumidor de rock, algo que numa época em que não havia internet para se baixar músicas e os discos não eram das coisas mais baratas para se pedir quando se é tão novo, o jeito era pedir uns dois discos de aniversário e passar um bom tempo da vida gravando fitas e mais fitas. O bom era que encontrar bons rocks nas rádios não era tão raro como hoje, bastava um pouco de paciência e devoção pra se gravar umas fitas de 60 min só com bandas bacanas.

Eu tinha muita coisa da Plebe, Legião, Ira e outras bandas “grandes” na época. Mas, os acordes da música Desempregado e os primeiros versos: “Eu não pago água, eu não pago luz, eu não pago telefone, eu não pago gás” me causaram uma sensação que ainda não havia experimentado. Pela primeira vez eu percebi que “fazer uma banda” não era algo tão complicado assim. Naquele momento, fui picado pela mosca do punk rock e nunca mais fui o mesmo.

Na primeira oportunidade, comprei uma fita de 90 minutos, Basf, de cromo. Fui até a casa do Gabriel e pedi pra ele gravar o Detrito do disco Rumores e outras bandas “Punks que nem o Detrito Federal”. Saí de lá com noventa minutos de punk rock. Sex Pistols, Ramones, Clash (não gostei na época, fui aprender a gostar mais tarde), Replicantes, Cólera, Dead Kennedys, Camisa de Vênus....

Na minha insignificante história de vida não houve CBGB ou Londres. O punk surgiu em Brasília e o Sex Pistols foi o Detrito Federal. E eu podia fazer uma banda... (continua)

4 comentários:

  1. Essas história me fazem lembrar do livro do Evandro que estou lendo. Posso dizer que o punk do DF é super foda mesmo, existem muitas bandas boas por aqui
    joao pedro VidaHC

    ResponderExcluir
  2. FALA MALUCO..AQUI É O BOZZCO 77 GUITARRA DO DETRITO...GRAVAMOS DUAS MUSICAS NO RUMORES..MAS VOU TE FALAR..UMA COISA QUE NUNCA DISSE PRA JORNAL NENHUMMM QUASE SAI PORRADA DENTRO DO STUDIO. NEGUIM QUERIA QUE EU MANDA SE UM SOLO NO DESEMPREGADO..EU DISSE NAOO
    ODEIO METAL POR CAUSA DISSO SOLO NAOOOOOOOO
    E AGORA NOS ESTAMOS COM UM CD NOVO..CHAMADO 1983 GRAVADO A UNS 3 ANOS PROCURA NA NET QUE VOCE VAI ACHAR...E JA TEM UM OUTRO QUE DEVE SAIR ANO QUE VEM..CHAMADO ..AINDA USO COTURNO..

    ResponderExcluir
  3. Qualé Bosco, beleza?

    Cara, outro dia achei aqui no meu comp, a música Gilberto Salomão, com o Apocalixo, que eu tinha baixado há um tempo. Valeu pela presença e pelo comentário. Eu já ouvi o 1983, legal que vcs transformaram "Punk é desordem" do BSB-H em "Palestina".

    Abs

    ResponderExcluir
  4. AQUI É ALEX PODRÃO,VOCAL DAS BANDAS DETRITO FEDERAL E BSBH, PARABÉNS PELO BLOG. FIQUE ATENTO AO DISCO DO DETRITO FEDERAL Q VAI SAIR MUITO EM BREVE,ESTE CHAMADO DE "EU AINDA USO COTURNO!" E BREVE SHOW DO BSBH! ABRAÇO

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails