04/10/2008

Esfolando


O livro Esfolando Ouvidos fala sobre uma época e sobre fatos que vivi e presenciei de muito perto também. As lembranças daquela época ainda estão na minha memória, enevoadas, mas ainda vivas.

A turma base, aquela formada pela galera que morava mais perto e ensaiava na casa do Berma (is a monster) era a seguinte, Gabriel, eu e o Franco Andrey que formávamos o Axbax. E o Evandro, Rodolfo, Zé Ovo e o Berma que formavam o Sansculottes. Um dos lances que a gente gostava de fazer era ir aos domingos à tarde para a porta da discoteca Zoom (hoje é Trend Lounge) no Gilberto Salomão onde o Natinho (Dente-de-Ouro) e o Tupi penduravam para vender, as camisetas da serigrafia deles com estampas de bandas brasilienses e das bandas punks mais famosas (Pistols, Dead Kennedys, Ratos de Porão, Cólera...).

Os punks do Guará, Phú, Gazú, Daniel e outros também começaram a aparecer por lá. Na verdade, no começo eles queriam era dar porrada na gente, porque éramos punks do Lago, hehehe. Mas, o Telo, então vocalista dos Filhos de Mengele, intermediou a aproximação dos dois grupos, criamos laços e até hoje todos se falam, uns mais outros menos, mas mesmo que fiquem tempos sem se ver, creio que todos se consideram bastante também.

Tinha também uma galera mais velha (o que quando se tem 14 anos não significa grandes coisas), mais para a geração da turma do brother Marchetti, mas que de vez em quando estava na mesma onda da molecada mais nova. O Zander (ilustrador dos álbuns do DFC), por exemplo, tinha um rato branco que morava entre o forro e o tecido de uma jaqueta do Exploited que ele usava até na escola, com o rato junto. Um belo dia ele fez uma troca que envolveu a jaqueta/rato, com o Franco Andrey, um dos bichos mais loucos da época. Poucos dias depois, o novo dono do roedor acordou de madrugada e ao se levantar pisou em cima do rato branco e, segundo ele disse na época, só deu pra ouvir o crect. Eram os idos de 1986, 87, 88. Época da inocência.

Digo isso porque essa postagem é pra saudar o autor dos livros Esfolando Ouvidos e Grosseria Refinada, o meu amigo Evandro Vieira, que finalmente se rendeu à internet e estreou o seu Esfolando Weblog, onde ele registra todas as suas andanças pelo mundo da cultura independente. E o bicho anda bastante. Blog que eu recomendo mesmo, tá inclusive no meu blogroll .

2 comentários:

  1. Vc esqueceu de dizer que éramos vizinhos e que vc tacou fogo no cipreste da minha casa, bicho doido!Quem quise comprar meus livros, tem lá na Kingdom Comics - Conic. Valeu!

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails