26/09/2008

Podes crer

Posso estar enganado e se estiver, por favor me corrijam. Mas, creio que na década de setenta só foram gravados dois álbuns de rock em Brasília. Um é o disco da banda Matuskela cujo nome também batizava a bolacha. O outro é o Continente Perdido, da banda de rock progressivo Tellah, lançado em 1980.
Confesso que antes de começar a fazer o blog nunca tinha sequer ouvido falar de qualquer uma das duas. Mas já que pretendia divulgar todo o rock produzido em Brasília ao longo dos anos, tive que me virar pra conseguir ambos os álbuns.
O download de hoje é o disco da banda Tellah, O Continente Perdido. E para entender o contexto em que esse álbum foi gravado, vamos voltar à década de setenta. Uma época pré-punk rock onde as bandas eram formadas quase que exclusivamente por músicos de cadeira, ou seja, instrumentistas estudados. Não havia acontecido a revolução do punk rock que mudou esse paradigma ao mostrar que o rock precisava de mais coração e menos partituras.
Dito isso, O Continente Perdido é um bom disco e não faz feio se comparado aos trabalhos dos grandes nomes do prog nacional como Casa das Máquinas, Som Imaginário, O Terço ou mesmo Os Mutantes da fase progressiva.
A banda era formada por Dênis Torre (bateria), Cláudio Felício (guitarra) e Marcone Barros (baixo) e eles se separaram pouco tempo depois do show de lançamento, no final de 1980, no prédio do antigo Cine Karim (hoje Academia Julio Adnet) em frente à lanchonete Food’s, onde nos anos seguintes tocariam as bandas da década de 80.
Foram prensadas apenas mil cópias deste álbum que tem um cover do Milton Nascimento. O guitarrista Cláudio Felício integrou também o Beta Pictoris, banda que participou da coletânea Rock Brasília, Explode Brasil de 1986.

Tellah - Continente Perdido (1980)
01. Renascenca (2:57)
02. Magma (4:44)
03. Segmento (3:30)
04. Continente Perdido (5:24)
05. Perola (2:50)
06. Feixe de Luz (5:06)
07. Triangulo (3:18)
08. Cruzeiro do sul (2:11)
09. Tributo ao Sorriso (5:10)
10. É melhor voar (2:22)
11. Cacador de Mim [bônus] (4:02)
12. Visitante [bônus] (3:34)

BAIXE AQUI
ou AQUI

6 comentários:

  1. Fala renato! Teu blog é muito massa, não sabia que vc tava nessa. Quando eu descobrir como adicionar o link, vou colocar no meu blog. É muito importante o que vc está fazendo. Continue firme!
    Evandro Esfolando

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Evandro. Cara, teu livro foi uma das inspirações pra eu fazer esse blog. Valeu pela força, meu chapa!

    ResponderExcluir
  3. Grande Blog! O Tellah é excepcional. Um dos grandes nomes do prog brazuca. Além do prog do Tellah e do folk do Matuskela, em Brasília, em 1972, houve o lançamento do disco "Brasília Jovem" do grupo beat ELSON 7. levigleal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. O primeiro disco gravado em Brasilia foi o dos "Quadradões", pela PR Studio. Faziam parte do grupo: Castello (falecido em 25 de dezembro de 2016), Arimatéia e Ribamar(irmãos), Ari, Baixinho, Wandinha, Paulo e Edd Carmo. Lado A: Funky, funky Broadway, A hora do amor, I need you, Only you, Que um dia, Ribedd e lado B: Professor particular (Wandinha), Vereda tropical, Em prosa e verso (de Climério), Entardecer (de Clodo), Típica serenada e When you Touch me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro disco de banda brasiliense foi Os Primitivos no Ie-ie-iê, de 1967. Dois anos antes dos Quadradões.

      http://rockbrasiliadesde64.blogspot.com.br/2008/06/o-primeiro.html

      Excluir
    2. Primeiro disco de banda brasiliense foi Os Primitivos no Ie-ie-iê, de 1967. Dois anos antes dos Quadradões.

      http://rockbrasiliadesde64.blogspot.com.br/2008/06/o-primeiro.html

      Excluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails