29/09/2008

Podes Crer II

O Matuskela foi um grupo formado na década de 60, em 1966 exatamente, no entanto sua identidade musical só se afirmaria de fato na década de 70.

Era uma banda bem hippie, pra simplificar. Com arranjos de flautas e poesia bicho-grilo. Percebi alguma influência de Jethro Tull e muitos elementos de música brasileira, a ponto de remeter aos contemporâneos Novos Baianos ou à obscura fase psicodélica do Zé Ramalho (Trilha de Sumé, o Pink Floyd do Cariri).

Na sonoridade o Matuskela se equilibrava na linha que separa o rock e a MPB, algo característico entre as bandas brasileiras durante os tempos da ditadura militar. O fato é que nesse período havia um patrulhamento ideológico muito forte e fazer rock’n’roll sem um quê de samba ou outro ritmo nacional soava como servidão ao imperialismo americano ou como atestado de alienação.

O Matuskela lançou em 1972, um compacto com a música Suza Suzana e um álbum com o mesmo nome da banda, este que postarei em breve. E aquele ano foi quente, em 1972 eles venceram o Festival Universitário do Ceub. A banda prosseguiu junta até 1980.

Uma boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails