08/07/2008

As Meninas Superpoderosas


A mais importante banda feminina do Brasil é de Brasília. Foi, melhor dizendo, pois a carreira do Bulimia, formado por Iéri no vocal, Bianca na guitarra, Naiana no Baixo e Berila na Bateria, foi interrompida antes mesmo do lançamento de seu álbum, por conta da trágica morte de sua baterista, Berila Gandolfo (fotos abaixo, no Succulent Fly e com o Zumbi do Mato), na Chapada dos Veadeiros.

Conheci a Berila nos idos de 88, fomos amigos e trocamos várias idéias, depois nos afastamos. Na época, ela era da mesma turma da qual faziam parte os futuros integrantes de Raimundos e Little Quail e namorava com o Gabriel Thomaz. Às vezes era chamada pelo apelido de Pica-pau, por conta de seus cabelos tingidos de vermelho nesse tempo.
Fui vê-la tocando alguns anos depois, numa banda que ela tinha com o namorado Júlio Sapão chamada Barracuda, e em pouco tempo ela entraria para o Bulimia com quem gravaria o visceral "Se julgar incapaz foi o pior erro que cometeu", de 2001.

Em fevereiro do mesmo ano, Berila morreria ao tentar salvar seu namorado de um afogamento no Vale da Lua, na Chapada. A morte trágica da jovem baterista de 26 anos, deixou um vazio ainda não preenchido no rock da cidade e no coração de quem conviveu com ela.
Além da saudade, ela deixou para as meninas das próximas gerações, o mais influente disco do rock feminino engajado brasileiro.

3 comentários:

  1. complicado isso de "a mais importante". Ainda mais em uma cidade onde teve o Cao Clitoriano.

    Adoro o seu blog, fodão mesmo. Acho uma pesquisa merecedora de mil elogios. Só to xaropando. Entendo a importancia do Bulimia, mas não é "a mais", mesmo sendo uma das mais.

    jão
    abraços e continue com o belo trabalho

    ResponderExcluir
  2. De fato, Jão, o Kaos Klitoriano é, se não me engano, a primeira banda da cidade a levantar a bandeira feminista. Lembro que lá por 1995 eu fiquei enchendo o saco da Adriana dizendo que mulher não sabia tocar HC e ela me disse que eu mudaria de opinião ao ouvir o Kaos, e eu mudei.

    No entanto, o Bulimia foi uma banda que teve um alcance e uma influência nacional maior que a banda da Cidade Ocidental.

    Isso de forma alguma diminui ou desmerece o trabalho do Kaos Klitoriano.

    Valeu, pela visita, cara, e continue opinando!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa homenagem ao Fejão.

    Ainda não vi uma tag sobre o Vagabundo Sagrado, enm do Mata Hari, ou do "Meia grama não faz a nossa"

    abraços e longa vida ao Rock'N'Roll

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails