19/06/2008

A década de 1960


E o furacão Beatles levanta a poeira árida da Capital recém-construída e em 1964, a banda Os Primitivos, faz o seu primeiro ensaio. É difícil precisar qual foi, de fato, a primeira banda brasiliense. Entretanto, como Os Primitivos foram a primeira a gravar um LP (1967) e a única a se projetar, ainda que timidamente, no eixo RIO-SP, podemos considerar seu primeiro ensaio como o marco zero do rock de Brasília.

Foi quando jovens empoeirados do futebol jogado em campos de terra vermelha nas áridas superquadras inacabadas, resolveram empunhar suas guitarras elétricas, como seus heróis da úmida Liverpool.

Ensaios improvisados em apartamentos e ginásios das escolas (o do Marista era um dos preferidos) deram início à formação da primeira geração de bandas de Brasília. Na foto acima, Os Primitivos ensaiam em um barracão de madeira de um clube improvisado à beira do Lago Paranoá.

Os Primitivos, Os Reges e Os Infernais formaram a primeira tríade do Rock Brasília. (digo primeira, porque é um fato recorrente na história musical de Brasília) e o grande espaço do rock'n'roll era o Salão de Festas do Clube do Congresso, onde aconteciam concorridos bailes.

Foi na década de 60 também que o Ney Matogrosso, antes dos Secos e Molhados, morou por aqui.
Nessa geração, os únicos que lançaram um lp foram Os Primitivos, em 1967.

Discografia de Brasília na década de 60:

Os Primitivos - Os Primitivos no Iê - Iê - Iê (LP, Polydor, 1967)

Os Primitivos - Os Novos Reis do Iê - Iê - Iê (LP-Coletânea, Polydor, 1967, com a faixa Mulher Rendeira)

Os Infernais - Estou na Solidão (No Milk Today)/Ao Amor Distante (Cpto, selo Paladium, MG, 1967)

Entre os principais programas, destacaram-se “Rapsódia da Cidade” (TV Nacional, Canal 3, apresentado por Wanderlei Matos), “Programa da Juventude” (TV Nacional) e “Sabatina da Brotolândia” (apresentado por Leonel Paiva). Também tiveram bastante sucesso os programas “Galeb Show” na Rádio Alvorada Brasília, “Passarela de Sucessos”, na TV Brasília, Canal 6, e “Show Discal” na TV Nacional - os três apresentados por Galeb Baufak, entre 1961 e 1965.

Um comentário:

  1. Agora, vai dar chilique em outro site que cite essa banda. Daqui, isso foi apagado para sempre. Parabéns.

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails