27/09/2011

Cinema: Rock Brasília emociona a plateia

do site do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Plateia lotada e aplausos efusivos. Este foi o resultado da exibição do longa-metragem Rock Brasília - era de ouro, que abriu o 44º Festival de Brasília do cinema brasileiro, na noite de segunda-feira, dia 26. O mais recente filme de Vladmir Carvalho foi exibido em hors concours e atraiu, à Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, autoridades (o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e o coordenador geral do Festival, Nilson Rodrigues), cineastas, jornalistas, roqueiros e público em geral, para uma grande homenagem ao rock de Brasília nos anos 80, quando surgiram as bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

A noite festiva do 44º Festival de Brasília do cinema brasileiro foi comandada pelo ator José de Abreu, no papel de apresentador. Ele fez questão de chamar a atenção não só para a programação de filmes, mas também para os seminários que serão promovidos pelo evento, como forma de "repensar o cinema nacional e discutir seus desafios e potencialidades", disse José de Abreu.

Antes da projeção, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, executou duas obras: Brasília Episódio Sinfônico, de Fernando Morais, trompista da OSTNCS, e Eduardo e Mônica, sucesso de Renato Russo, que recebeu arranjos de Renato Vasconcelos. A apresentação foi aplaudida de pé por uma platéia de cerca de 1.500 espectadores.

Para fazer a apresentação do longa-metragem da noite, José de Abreu relembrou um pouco da história do documentarista Vladmir Carvalho, repassando o vínculo do diretor com o próprio Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. "Desde o filme As Bolandeiras, passando por Barra 68 e tantos outros títulos, a história de Vladimir se confunde com a do Festival de Brasília", lembrou José de Abreu. Logo depois, Vladimir Carvalho foi convidado a subir ao palco e foi recebido de pé pela platéia com um aplauso efusivo. O cineasta convocou todos da equipe do filme que estavam no local. Subiram, além da equipe técnica e de produção, os roqueiros que são algumas das estrelas do documentário: Flávio e Fê Lemos, da banda Capital Inicial, André Müller e Phillippe Seabra, da Plebe Rude, além da mãe de Renato Russo, Carmem Manfredini. No filme, eles falam da história de cada um e de suas vidas atualmente.

O produtor Marcus Ligocki foi o primeiro a agradecer a disponibilidade dos roqueiros em atender a equipe do filme, concedendo grandes e longas (e muitas vezes divertidas) entrevistas. Marcus lembrou a apresentação apoteótica do Capital Inicial no sábado no Rock in Rio; comentou o show próximo que a Legião fará no mesmo festival carioca e a indicação ao Grammy latino para o disco que celebra os 30 anos da Plebe Rude. Ligock fez questão de citar os mecanismos institucionais de patrocínio, como FAC - Fundo de Arte Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF, e Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, que possibilitaram a realização do filme.

Ao falar, Vladimir Carvalho quis fazer apenas dois grandes agradecimentos: ao Secretário Hamilton Pereira, pelo apoio do FAC, e ao empenho pessoal do ex-ministro Juca Ferreira, que estava presente no evento e foi bastante aplaudido. "Quis trazer às telas a história desta fabulosa rapaziada que marcou a história do Brasil", afirmou o cineasta. E, emocionado, concluiu: "Brasília foi muito vilipendiada nos últimos anos, sofreu com os poderosos que não mereciam sua representatividade. No fundo, eu fiz este filme pra dizer: eu te amo, Brasília!"



Foram quase duas horas de exibição, para uma platéia totalmente cativada. Aplausos no meio do filme, gargalhadas e lágrimas ao final, com o belo depoimento de Briquet de Lemos, pai de Flávio e Fê Lemos.

Uma noite histórica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails