21/03/2010

R64 Brasil: Bico de Luz no fim do túnel

O que é o tal rock gaúcho? Esse subgênero que desperta amor e ódio em tanta gente.

Ok, do sul vieram coisas bem chatinhas (pra mim, caso goste não se ofenda), como Kleiton e Kledir, Engenheiros do Hawaii. Bizarrices como o Gaúcho da Fronteira e, de uns tempos pra cá, aquelas bandas que se contentam em reciclar o que já foi feito antes e muito melhor por TNT, Cascavelettes ou Graforréia Xilarmônica (três bandas quase simbióticas, diga-se).

Ah, e o Cachorro Grande.... Aquela banda que toca fantasiada e gosta de mostrar a bunda em festivais. (NR.: No Porão do Rock 2009, depois de muito reclamar dos pobres dos técnicos, o Cachorro Grande virou o traseiro pra platéia e abaixou as calças). Fãs, não se ofendam, gosto é gosto. Ah sim, e o Fresno....

Mas, então é isso o chamado rock gaúcho? Claro que não. Do sul também vieram artistas e bandas mais arrojadas como Replicantes, De Falla, Pupilas Dilatadas, Comunidade Ninjitsu e Júpiter Maçã, além da trinca já citada no segundo parágrafo....

A Sociedade Bico de Luz, da cidade de Guaíba, é dessa escola. Banda da nova geração gaúcha que lançou em seu site o excelente álbum Doe rock ao Emocentro. Possuidores de ironia fina, brincam com todos os cacoetes dos clichês jovem-guardianos sessentistas de seus conterrâneos. Com muito estilo e propriedade.

O quinteto mostra um instrumental afiado e coeso, arranjos inteligentes e uma boa pegada. Vocalista excelente, boa voz e interpretação bem convincente. As letras são muito boas. Humor sutil, mas impagável. A música Centro de Porto Alegre é um hit pronto. Pérolas como A musa do T2 e a sensacional Eu tenho uma banda que quer ser Strokes têm momentos geniais.

O segunda é um gol de placa. Os versos “Já comprei a minha jaquetinha, também desarrumei o meu cabelo/dei um trato no meu visual, pra frequentar as festas do underground” são uma leitura ácida do que predomina no circuito independente. “Não queremos ser os novos Reis do Iê-iê-iê (ou da cocada preta) ou muito menos ousar tocar as músicas que os Beatles não fizeram em português”, dizem. Que bom, há um bico de luz no fim do túnel.

E uma boa semana para todos!

10 comentários:

  1. Kkkkkkkk, a música é boa demais. Lembrei do The Pro, aqui de Bsb, hehehehehe.

    Boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Cara, parece piada, mas eu ia comentar a mesma coisa. Música feita sob encomenda para o The Pro, hahahahha

    ResponderExcluir
  3. Guaíba agradece ao Rock Brasília por lançar nacionalmente a Sociedade Bico de Luz.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço a presença maciça do pessoal do RS desde ontem. Valeu aí! Aproveitem e conheçam o blog também.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, legal de mais.^^ Estou baixando o disco.

    ResponderExcluir
  6. As bandas citadas são muito boas, e o cenário Gaúcho está num momento muito bom, e mais, vale a pena dar uma espiada no EP de uma banda Tri D++++++SSS aqui de POA/RS que não foi mencionada!!!

    "VOLANTES" e o EP é "Sobre Gostar e Esperar"

    Vale muito a pena ouvir!

    : ))

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela postagem gente! Todo mundo que leu elogiou a gente e vocês pela matéria. Muito valeus mesmo! Baita abração!

    ResponderExcluir
  8. Tamos aí, em breve vou falar do disco também, valeu pela presença. Abs

    ResponderExcluir
  9. Blza!
    Muito bom mesmo, continuem assim estão com sucesso garantido.
    Abração
    Roberto Garcia

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails