18/09/2009

Porão 2009: Little Quail e Os Cabeloduro

Hoje encerro a série de postagens sobre as bandas revividas para o Porão do Rock 2009.

O Gabriel é uma das pessoas que conheço há mais tempo na vida. Lembro-me com clareza ainda de quando conversamos pela primeira vez. Mais ou menos em 1984, nós jogávamos no mesmo time de futebol que fazia volta e meia uns jogos contra.

Lembro de quando Gabriel ia para suas aulas de violão e dizia que viveria de música. Ele era filho de pais separados e morava em Brasília com a mãe, o padrasto e as irmãs. Seu pai, se não me engano, era dono de uma loja de discos no Rio e abastecia o Gabriel com todas as novidades da época. Com 11, 12 anos, ele já tinha duas prateleiras de estante lotadas de discos. De Chuck Berry a Devo, passando por Cely Campelo e Dead Kennedys, o cara tinha PRATICAMENTE TUDO o que existia de rock no mundo e no Brasil. Lembro bem quando ele me chamou pra mostrar a guitarra que havia ganhado, era uma Jennifer branca, que seria roubada no verão seguinte.

Tocávamos juntos em uma banda punk chamada Axbax. O problema era que a banda restringia muito o potencial do Gabriel, que já era um moleque com uma cultura e influências musicais bem acima da maioria da galera da mesma idade. Exemplo: Família que briga unida permanece unida era uma música que existia somente no caderno em que o Gabriel escrevia suas letras.

A expulsão de Zé Ovo da banda em que tocava, o Sansculottes –  da qual faziam parte também Evandro Esfolando, Berma e Rodolfo Abrantes, foi decisiva para a formação do Little Quail. O Zé continuou indo aos ensaios na Mad House, e quando as bandas sérias e oficiais (Axbax e Sansculottes) enchiam o saco de ensaiar, o Zé chamava o Gabriel e o Berma pra tocar “uns rockabillies” que ele andava escrevendo. O apelido do Zé nessa época era Codorna. Sim, meu povo, a Little Quail (Codorninha) do nome da banda é ninguém menos que o senhor José Armando.

O Bacalhau apareceu depois, nós o chamávamos de amigo dark do Gabriel, hehehe. Ele tocava em uma banda chamada Moskowita, ao lado do Luís Eduardo “Alf”. Hoje vejo que tive muita sorte em ver o surgimento de um dos maiores bateristas do Brasil e um cara muito gente fina. Ele conseguia ter a mão mais pesada que o Digão, então baterista dos Filhos de Mengele e que era quase um virtuose (pelo menos aos nossos olhos juvenis da época).

A partir daí o carreira do Little Quail em Brasília decolou. A ponto de se tornar um caso raro de banda capaz de se dar ao luxo de incluir na primeira demo, músicas com a platéia de um Teatro Garagem lotado cantando em coro.

Será o segundo revival do Little Quail aqui em Brasília, o primeiro foi em 2004.

Os Cabeloduro já haviam retornado em 2008, no festival Na Rota do Rock Brasília (que espero que aconteça novamente em 2009). E esse resgate abriu, de certa forma, o caminho para o revival feito pelo Porão. Uma banda que entre 1995 e 1997, fez shows que eram quase eventos semanais, sempre lotados.

O Daniel e o Gazú são dois caras que conheço há quase duas décadas, o Podrinho e o Ralph também conheço há quase 15 anos. Acompanhei bem de perto a fase áurea da banda, que lotava o Teatro Garagem mesmo tocando quase toda semana. Uma das maiores bandas de hardcore do Brasil em todos os tempos.

O curioso é que Os Cabeloduro foram a banda que sucedeu o Little Quail em popularidade na cena de Brasíla.

Achei excelente a idéia da organização do Porão de descortinar o passado musical da cidade e dedicar um dos dias do festival, mais especificamente o domingo, ao Rock Brasília. Como dizia um pensador, um povo sem história é um povo sem alma.

Para ver as demais postagens sobre o Porão do Rock 2009, clique aqui.


Fotos: Patrick Grosner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails