12/05/2009

Velho Mundo Popsônico

O duo Lucy and the Popsonics é, atualmente, a mais internacional das bandas brasilienses. Há também o DFC, mas eles são uma banda bem estabelecida e têm uma discografia bem influente. Já o Lucy é uma banda nova, porém nascida na era da aldeia global da net. O seu punk rock eletrônico é quase rudimentar, mas é executado com tal tesão e carisma que não sobra espaço para que uma suposta fragilidade técnica atrapalhe alguma coisa.

O circuito independente europeu tem se mostrado uma opção para as bandas brasileiras desde a década de 80, quando a paulistana Cólera fez sua primeira european tour. Daí em diante abriu-se um canal que funciona bem até hoje. E o Lucy and the Popsonics está na Europa pela terceira vez, se não me engano.

As pessoas se interessam muito pelo fato de sermos brasilienses. Inclusive no flyer do Festival Printemps des Bourges estava escrito com todas as letras que depois de São Paulo, Brasilia era a cidade musicalmente mais interessante do Brasil. Tudo bem, só acho que é a primeira mesmo. Na entrevista nos perguntaram se Brasilia tem historico de punk rock ou eramos a primeira banda. hehehe. Tivemos que contar rapidamente a historia de Brasilia com o rock, disse a vocalista e baixista, Fernanda, sobre o primeiro show da turnê que seguiu por cinco cidades francesas, entre os dias 21 e 25 de abril.

É engraçado ver que as duas bandas mais bem sucedidas da década são quase antíteses. O Móveis é uma big band com nove integrantes, todos músicos estudados e o Lucy é formado por um casalzinho punk rocker que toca no peito e na raça. Em comum, o talento e a personalidade de seus trabalhos.

6 comentários:

  1. aaahhh! Lucy é uma maravilha. Tenho escutado as novas bandas através dos links aqui do blog, e Lucy and The Popsonics é sem dúvida a mais divertida delas. Ótimo post Renatão! Estou terminando um que tem ligação direta com o que vc diz aqui e postarei essa semana. Vida longa a LATP!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda e Pil fazem mais barulho que muita banda cheia de marmanjo!

    ResponderExcluir
  3. A titulo de informação a mais internacional das bandas Brasilienses chama se Besthoven do Gama. eles tem discos lançados na Suecia, EUA, Finlandia, Japão, Indonesia, Mexico, Peru, Belgica e mais uns paises q não me lembro agora.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, se levarmos em consideração o número de países onde os discos do Besthoven foram lançados. Mas, o que eu ressaltei na postagem foi o fato do Lucy and the Popsonics ter feito várias turnês internacionais nos últimos dois anos. E o Besthoven apesar de seu alcance internacional, não chegou a estar presencialmente nesses países. Muito por ser basicamente um projeto solo do Fofão, onde ele grava todos os instrumentos sozinho, e chama depois outros músicos para acompanhá-lo por aqui. Mas, isso de forma alguma tira o mérito e a importância da banda do Gama no cenário crust internacional.

    ResponderExcluir
  5. Entendi, vc levou em consideração o numero de Turnes q a banda fez lá fora e não quantos titulos foram lançados ou quantidade de shows. Essas varias turnés ai na verdade foram apenas 2 segundo o site deles. E apesar de o DFC ter passado por 13 paises diferentes em sua turné péla Europa e LUCY AND THE POPSONICS nem ter feito a metadade nem conta.
    Bom o Besthoven agora tem um baterista tbm, Fofão já não grava td sozinho. Na verdade isso já tem um tempo....massssssssssss
    Obrigado pelo espaço

    ResponderExcluir
  6. É por aí, a postagem fala sobre o momento atual. Se você observou, eu fiz questão de citar o DFC logo no primeiro parágrafo. Mas, como ressaltei, o DFC é uma banda consolidada e influente e seria bastante injusto com a novata Lucy and the Popsonics ter sua carreira comparada com a de uma banda com quase vinte anos de estrada e uma extensa discografia.

    Abs

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails