09/10/2008

Série Pós-Punk: 6 – Joy Division

Não é só de bandas pouco conhecidas que vive o Pós-Punk. Nele há muita banda conhecida como, por exemplo, o Joy Division.

Muita gente coloca o Joy como banda gótica. Um erro. Joy é Pós-Punk e a primeira a lidar com temas melancólicos. Suas primeiras composições eram bem calcadas no Punk, nos três acordes bem ao estilo Ramones. É só ouvir a ótima coletânea Still.

Bom, falar de Joy Division é super ultra difícil, exatamente por ser uma banda muito conhecida. A influência dela é gritante na maioria das bandas dos 80 do Brasil e do mundo. Plebe, Capital e Legião não são diferentes. Inclusive a performance de Renato Russo ao vivo tem muito de Ian Curtis. Ao invés de escrever sobre o Joy, colocarei alguns pontos importantes e curiosos:

Ian Curtis - vocal
Bernard Sumner - guitarra
Peter Hook - baixo
Stephen Morris – bateria

- Foi após um show de Sex Pistols em Manchester, em 20 de julho de 1976, que o Joy Disivion foi formado.

- Ian Curtis foi o último a entrar para a banda.

- Antes de se chamar Joy Division a banda teve dois outros nomes: Stiff Kittens (usado apenas uma vez) e Warsaw (inspirado numa música de David Bowie).

- Antes de Stephen Morris, o Joy Division (ou Warsaw) teve dois bateristas: Terry Mason e Tony Tabac. Além de não ficar por muito tempo na banda, Tony ainda tentou levar Curtis para sua outra banda, a Panik.

- Em outubro de 1977 foi lançada a coletânea ao vivo Short Circuit que é o primeiro registro de Warsaw. Nesta coletânea também tem The FallBuzzcocks, entre outros da cena de Manchester.

- Em dezembro de 1977 a banda lançou o 1º EP An Ideal For Living já assinando Joy Division. Porém esse nome só foi oficializado um mês depois, em janeiro de 1978.

- Esse nome foi inspirado numa divisão feita nos campos de concentração nazistas. Joy Division era onde as judias que eram abusadas pelos nazistas ficavam. Esse nome gerou muita dor de cabeça para a banda. Mas essa era uma época punk e esse tipo de coisa era bem comum.

- Em 25 de janeiro de 1978 aconteceu o 1º show do agora Joy Division.

- Em maio de 1978 o Joy gravou o 1º disco, mas o resultado final não agradou a banda e ele foi lançado como sendo disco do Warsaw. Com a mesma capa de Unknown Pleasures (de fato o 1º de Joy), ele se tornou raridade entre os fãs.

- A famosa gravadora Factory começou como um clube noturno, onde toda a nova cena musical de Manchester se apresentava. Era quase como um coletivo de amigos.

- O 1º lançamento de Joy Division, também foi o 1º lançamento da recém formada Factory Records. Se trata da coletânea A Factory Sample. Lá também tem Durutti Column, John Dowie e Cabaret Voltaire. Essa coletânea vale principalmente pelos registros de Durutti Column.

- Em 27 de dezembro Joy Division tocou em Londres pela primeira vez. Segundo relatos, ele foi bem ruim e com apenas 30 pagantes.

- Na capa da NME de janeiro de 1979 estava Ian Curtis. Nesse mesmo mês ele foi diagnosticado com epilepsia, doença que atrapalhou muito sua carreira. Ian tomava vários remédios, além de não poder ficar exposto a luzes stroboscópicas, sempre presentes nas casas de shows. She Lost Control é sobre a experiência de Ian com sua doença.

- Em 14 de fevereiro de 1979 Joy tocou no aclamado programa de John Peel, o que deu boa visibilidade à banda. No início de março abriram um show para o The Cure.
- Em junho de 1979 Unknown Pleasures (edição de colecionador: parte 1 e parte 2), 1º disco do Joy Division, foi lançado.

Buzzcocks sempre foi grande amiga de Joy Division. Em outubro e novembro de 1979 o Joy saiu em turnê abrindo os shows Buzzcocks. A essa altura o Joy já tinha ótima fama e tocava por toda o Reino Unido. Em muitos desses shows da turnê o Joy era mais aclamado que Buzzcocks.

- No início de 80 abanda fez uma turnê por Holanda, Bélgica e Alemanha. A fama só aumentava, os shows ficavam cada vez mais disputados.

- Também em 1980 o relacionamento extra conjugal de Ian Curtis com Annik Honoré começava a atrapalhar seu casamento com Deborah.

- Em março de 80 o Joy lançou o 2º disco Closer. Em abril deu 4 shows em 3 dias. Num desses shows Ian teve um ataque epilético em pleno palco. A fama da banda era enorme e a expectativa do lançamento de Closer já era grande meses antes do lançamento. Em 7 de abril de 1980 Ian Curtis tomou uma overdose de seu remédio, talvez por estar cansado da doença.

- Por causa de muito trabalho a banda deu uma pequena pausa nas atividades logo após o incidente com Ian. Descanso geral.

- Em dois de maio o Joy Division fez seu último show e aconteceu na Birmigham University. Esse show foi gravado e parte dele está registrado no disco Still. Neste show e disco também estão o único registro de “Ceremony”.

- Em 18 de maio de 1980, dias antes de Joy Division viajar para os EUA em turnê e dois meses antes de seu 24º aniversário, Ian Curtis cometeu suicídio. Ele fez Deborah ir dormir na casa dos pais e quando voltou pela manhã, ela o encontrou enforcado na cozinha.

- Meses depois da morte de Ian, Closer ficou entre os 10 primeiros discos da parada.

- Apesar do grande sucesso de Joy Division, nenhum integrante da banda ficou rico. Deborah Curtis teve que trabalhar para pagar as contas de casa.

- A história do Joy Division terminou em 29 de julho de 1980, data de estréia de New order.
Até hoje volta e meia é lançada uma coletânea, um livro, um documentário e um filme sobre Joy Division. Tudo isso é válido. Control, filme que conta a história de Ian Curtis é muito bom e vale a pena ser visto. Esse filme foi baseado no livro de Deborah Curtis chamado Carícias Distantes, lançado no Brasil no final dos anos 90. Um outro filme legal é o 24 Hour Party People, que relembra a cena de Manchester. Fora isso há caixas de CDs e todos os ótimos registros de Joy Division no John Peel. Aqui nesse post deixo links para ótimos downloads.

Discografia:
Unknown Pleasures (1979)
Closer (1980)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails