07/10/2008

Inspirado pela Crise do Sistema Financeiro

Essa quebradeira dos bancos que está em curso comprova da maneira mais dramática possível toda a fragilidade do liberalismo. No momento, são gastos milhões de dólares do dinheiro público mundo afora para salvar os banqueiros e por conseqüência a economia mundial, que é extremamente dependente desse sistema viciado. Me lembrei de um filme que tinha assistido no finado blog do Montana chamado Zeitgeist (não deixe de assistir). Creio que tenha sido um dos primeiros longas-metragens lançados direto na Internet. É bom esperar até que carregue uma boa parte, para assistir sem trancos. É um documentário bem bacana que serve, no mínimo, pra se levantar questionamentos importantes numa época em que certezas seculares começam a desmoronar bem à nossa frente. Isso também me fez recordar da banda Dead Kennedys, que foi nos anos 80 a voz que denunciava os abusos dos EUA, tal qual o cineasta Michael Moore costuma fazer atualmente, embora com uma ferramenta distinta. E o álbum do DK mais influente por aqui foi, sem dúvida, o Bedtime for Democracy.
No álbum anterior, o polêmico Frankenchrist, o Dead Kennedys já tinha alçado o punk rock ao status de arte, mostrando composições que beiravam o experimentalismo e que traziam todas as nuances psicodélicas inspiradíssimas do guitarrista Bay Ray, o George Harrison do Punk. No Bedtime, o DK aparece com a mesma riqueza musical do Frankenchrist, só que na velocidade tradicional dos primeiros discos, ou seja, aqui o Dead Kennedys aparece no auge. Clássicos como One-way ticket to Pluto, I Spy ou Chickenshit Conformist são acompanhados de mais dezoito faixas e uma reprodução da bela capa dupla.

Dead Kennedys - Bedtime for Democracy (1986)

01 Take This Job And Shove It
02 Hop With The Jet Set
03 Dear Abby
04 Rambozo The Clown
05 Fleshdunce
06 The Great Wall
07 Shrink
08 Triumph Of The Swill
09 Macho Insecurity
10 I Spy
11 Cesspools In Eden
12 One-Way Ticket To Pluto
13 Do The Slag
14 A Commercial
15 Gone With My Wind
16 Anarchy For Sale
17 Chickenshit Coformist
18 Where Do Ya Draw The Line
19 Potshot Heard Round The World
20 D-M-S-O
21 Lie Detector

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails