23/07/2008

Novidades bacanas

Depois de uma primeira metade marcada por uma geração perdida (com exceção do Móveis Coloniais de Acaju, mas escreverei sobre eles especificamente adiante), começam a surgir bandas muito interessantes e bem resolvidas musicalmente nesta segunda metade de década.

Duas delas, Velhos e Usados e Gilbertos Come Bacon , me surpreenderam pela personalidade com que estrearam em seus álbuns. As composições e arranjos presentes são de quem realmente têm certeza do que está fazendo e se utiliza de todas suas influências musicais com convicção suficiente para não soar reciclado. E olha que são bandas de estilos em que a mesmice e a falta de imaginação imperam.

A primeira faz um rock de composições com um pé na MPB, seguindo a trilha aberta pelos Los Hermanos, mas as demais influências (do rock nova-iorquino ao rockabilly, passando pelo punk rock pulsante à Clash) dão um contrapeso que, de cara, os livra de ser mera cópia banal e os torna uma das melhores coisas que ouço ou ouvi neste rock nacional recente.

No caso do Gilbertos Come Bacon a situação é até mais difícil. Sua fórmula? Hardcore + ritmos brasileiros + letras desbocadas. Eu sempre achei que seria muito difícil alguma banda seguir esse modelo atualmente e conseguir ser original e autoral. O Gilbertos Come Bacon consegue essa façanha e ainda vai além, com excelentes músicas, arranjos conscientes e precisos, boas letras e tudo muito bem encaixado.

Soube depois que a banda é de Planaltina e fiquei muito feliz, porque desde o início da década existem bandas excelentes nas satélites e entorno, e que raramente chegavam ao público ou apareciam na mídia.

Aqui no blog você encontra o álbum de estréia do Velhos e Usados, Híbrido. Pretendo postar o do Gilbertos come Bacon em breve.


Velhos e Usados


Gilbertos Come Bacon

2 comentários:

  1. po,

    muito legal o texto, nos deixa muito orgulhosos!

    Velhos e Usados é a banda mais foda que tem nessa Brasília hoje em dia, os caras realmente conseguem fazer diferente em um meio onde a mesmice predomina, foda!

    parabéns pelo belo blog, é ducacete!

    o CD, é foda pq a gente tem limitações contratuais com nossa gravadora a respeito de disponibilizar pra download. Temos algumas outras coisas gravadas ao vivo que não entraram no CD, isso a gente pode ver!

    no mais que a gente puder fazer, estamos a disposição!

    obrigado pelo espaço

    abraços calóricos

    ResponderExcluir
  2. Cara, obrigado pela visita e pelo comentário.

    É uma pena existir essa cláusula de impedimento, espero que isso não prejudique a divulgação do som de vocês, que é muito bom.

    Mas, beleza, ficarei feliz em postar algo que vcs puderem. é só enviar pro email: renax555@gmail.com

    Sucesso aí, galera.

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails