10/07/2008

Cult 22

O mais antigo programa de rock em rádios de Brasília é o Cult 22, da Rádio Cultura FM (100,9 MHz). E não é de hoje.
A primeira edição do programa foi ao ar no dia 4 de outubro de 1991, no mesmo dia e horário de hoje (22h) quando era apresentado pelos seus idealizadores e produtores, os jornalistas Carlos Marcelo e Marcos Pinheiro, este até hoje no programa.
A época não poderia ser mais adequada, Brasília voltara a respirar rock e os anos noventa foram sem dúvida o período mais produtivo do rock brasiliense. Pela primeira vez, havia uma cena com bandas de alto nível e de estilos bem variados, ao contrário dos anos 80 em que tanto as bandas boas como as ruins abordavam os mesmos temas e tinham as mesmas referências musicais.
Essa miscelânea de estilos está bem ilustrada na coletânea Cult Cover Demo (aquela que ao lado do Rumores é a única coletânea honesta do rock brasiliense), onde as principais bandas daquele momento gravaram covers inusitados, tal como Raimundos tocando Leandro e Leonardo ou o Little Quail com uma releitura genial da trilha do game Stock Car. O Cult 22 lançou também um álbum chamado Unculted, onde Maskavo Roots, Oz e Low Dream gravaram, ao vivo, versões acústicas de suas canções.
Em 2008, o programa ganhou mais uma hora e passou a ter três horas de duração, e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 22 horas. Abaixo, um pequeno documentário sobre os dezesseis anos do Cult 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails