03/03/2011

R64 Brasil: 15 Faixas - Mombojó

Mombojó
Hoje, o blog inaugura a seção 15 faixas, onde uma banda, artista ou alguém ligado à música apresenta e comenta a sua lista com 15 músicas do rock brasileiro. Na estreia, a banda recifense Mombojó. Uma das carreiras mais consolidadas da música independente atual, com quase dez anos de trabalho, três álbuns nas costas (o último, Amigo do Tempo, foi lançado em 2010) e muitas histórias na bagagem.

Abaixo, a lista comentada de Chiquinho (teclado e sampler), Felipe (vocal e guitarra), Marcelo (guitarra),  Samuel (baixo) e Vicente (bateria), o Mombojó. Exclusivo para o RockBsb64.

Clique no título das músicas para ouvi-las.

Eu tenho pressa - Devotos
Eu acho que 9 de 10 bandas que surgiram em Recife no final dos anos 90 abriam seus ensaios tocando essa música. Na época, todo mundo conseguia tocá-la por conta das suas 3 notas. Poucas notas, grande música.
Devotos do Ódio

Punk Rock, Hardcore Alto Zé Do Pinho - Devotos
Essa é meio que um hino da nossa geração em Pernambuco. Fala de um bairro do Recife que na época eu nem imaginava direito do que se tratava. Sempre associei o Alto Ze do Pinho como mais um bairro violento da periferia do Recife. Hoje em dia a gente fica de cara como o movimento das bandas do alto conseguiu mudar a cara do bairro todo. Há tempos que o Alto Zé do Pinho é sempre associado a coisas muito boas.

O Vento - Los Hermanos
Eu acho que essa é a grande musica do Los Hermanos. Sabe aquelas coisas que você pensa: "porra, queria ter feito essa musica antes"?

A Bola do jogo - Mundo Livre S/A
No meio do movimento mangue tinha que ter uma balada romântica. Era massa ouvir música com a linguagem e ótica da nossa região.

O Carimbó/Côco Assassins (Bailado Capenga) - Nação Zumbi
Essa musica é foda... das melhores da Nação. Marca muito uma época de reafirmação da banda sem Chico. Aponta pra frente.
Roberto Carlos

Você não serve pra mim - Roberto Carlos
Essa é uma música que foi imortalizada pelo Rei Roberto Carlos, isso já justifica sua entrada nessa lista. Um rock de primeira que faz parte da cultura passada pelos nossos pais.

Anarquia – Ronnie Von
Uma música muito boa que nos conquistou pela sua letra e pela versão gravada por Ronnie. Gostamos tanto dessa música que ela entrou no nosso repertório.

A minha menina - Mutantes
Poderia botar bem mais de 15 musicas dos Mutantes nessa lista. Apesar da musica ser de Jorge Ben, acho que ficou muito marcado ao som dos "doidões". Os timbres são todos bons pra caralho.
Chico Science

Manguetown – Chico Science e Nação Zumbi
Um dos maiores clássicos da música pernambucana, pode botar pra tocar que a turma vai pular....

Macô – Chico Science e Nação Zumbi
Música muito boa, procura uma figura muito bacana e importante pra Pernambuco: Rogê!

Da Lama ao Caos – Chico Science e Nação Zumbi
Sem dúvida a música que mais vibramos vendo shows da Nação Zumbi.

Meu erro  Paralamas do Sucesso
Esse é o famoso: "Respeite os clássicos!"... Quem nunca tocou essa música quando começou a tocar violão ou guitarra? hehehe. Às vezes eu penso como é doida essa vida de músico. A gente viaja por ai, às vezes tocando as mesmas músicas, todo dia num lugar diferente, pra um público diferente. Imagine quantas vezes Herbert Viana já cantou: "eu quis dizer/ você não quis escutar... hehehe.

Umbabarauma – Soulfly
Essa já era um rock muito bacana e bem brasileiro na voz de Jorge Ben, nada como um rock falando de futebol. Ganhou mais força ainda quando foi gravada por Soulfly.

Refuse/ Resist – Sepultura
Perdi a conta de quantas vezes ouvi e gritei essa música. Metal do bom.

Mantenha o respeito – Planet Hemp
Com riff e refrão marcantes, abriu nossa cabeça sobre um assunto bem importante. Clássico!

4 comentários:

  1. Muito legal o post. Curto muito o Mombojó e deu pra ver algumas influências e o resgate de músicas mais antigas é importante pra gente conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Caracas, essa música do Ronnie Von é sensacional!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa. Faz uma com o Autoramas.

    ResponderExcluir
  4. Já falei com o Gabriel, que em breve deve participar tb. Valeu aí pela presença.

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails