11/11/2009

Pokemóns e Punk Rock


Conheci o Lucy and the Popsonics meio por acaso, era um evento que não me lembro o nome, lá pelos idos de 2004 ou 2005. O punk rock eletrônico, que me pareceu um crossover de temas de seriado japonês e trilha sonora de video games de 16 bit, e o carisma do casalzinho, que inclusive trocava bitocas durante o show, chamou a minha atenção na hora. Ficou claro, pelo menos pra mim, que o que estava vendo era uma banda diferenciada. Pouco tempo depois, o hit Coração Empacotado começou a ecoar por aí.

Se há algo imprescindível para uma banda soar, ao menos, honesta é ela conseguir transmitir um tesão verdadeiro por aquilo que faz. É a banda ou artista conseguir demonstrar a fé e a entrega à sua música ou arte. Veja que isso não é o mesmo que “pose” pura e simples, tampouco isso se garante coreografando caras e caretas ou se fantasiando como faz, por exemplo, a gaúcha Cachorro Grande. É mais. É levar cartão vermelho por se atirar em cima de uma bateria montada no palco, como fez a Fernanda Popsonic em um "festival de rock de empresa de telefonia" aqui em Brasília, este ano. Depois disso, a produção encerrou a apresentação do casal. Lindo isso. Ser expulso do palco pela produção é um sonho secreto de toda banda de rock de verdade. É claro que os extremistas do rock pesado não engolem os dois pokemóns e suas programações eletrônicas como punk rock. Fazer o quê....

O álbum de estréia, A Fábula (ou farsa) de dois Eletropandas, de 2007, é muito bom. E o mais interessante é que ao longo das oito faixas não se percebe nada que pudesse ter sido feito por outra banda. Tudo tem muita identidade, do humor peculiar ao espírito meio nerd que transparece nas canções. As letras beiram o inacreditável com versos sensacionais como O que que você acha, amor/De lápis com borracha/Se eu erro você me apaga/Se eu sumir você me acha (Eu quero ser seu Tamagotchi) ou Garota Rock Inglês não maltrate dessa vez/O meu coração que só fala português/Com seu jeito esnobe que me lembra um burguês/Eu não leio Byron, nem escuto Coldplay (Garota Rock Inglês) ou ainda, Microscópio rarefeito /situado no seu peito/Amplifica o sinal da TV/Bicicleta da família/E o porquinho da Emília/Querem torturar o Pinochet (Estetoscópio).

Diversão garantida, agora disponível para os leitores do RockBsb64.

Lucy and the Popsonics – A fábula (ou farsa) de dois Eletropandas (Monstro Discos, 2007)

1. Garota Rock Inglês
2. Estetoscópio
3. Coração Empacotado
4. Meu gatinho Chernobyl
5. Chanson Française
6. Fashion bloody Fashion
7. Eu quero ser seu tamagotchi
8. Chick chick boom

BAIXE AQUI

2 comentários:

  1. Esse disco é muito foda. Conheci a dupla no Correrio Brasiliense, fodastico. Um dos melhores sons do cerrado
    Joao Pedro VidaHC

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. LATP, sem a menor dúvida, é a melhor coisa que surgiu na terrinha maravilhosa nos últimos anos. Há tempo estou a espera de músicas novas. Aqui em SP faço propaganda. Sim, dá pra sentir sem esforço que o interesse é se divertir e é assim que aparecem coisas boas.

    ResponderExcluir

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails