05/09/2009

Muito além da preguiça

Venho percebendo já há algum tempo que o revival inconsciente da vez parece ser o dos anos 90. Tenho recebido material de bandas do Brasil inteiro e não são poucas as que fogem do padrão indie-cabeça(oca)-hermanos-strokes, onde reina a absoluta falta de criatividade e que há muito já encheu o saco. E os 90’s não se resumem ao grunge, nome que a mídia escolheu para batizar rock feito na cidade de Seattle desde os anos 80 e que estourou mundialmente no início da década seguinte.

Ninguém é obrigado a concordar, mas hoje fica claro para mim que o grande momento da história do rock norte-americano foi nesse período (1982-1992). Foi uma época em que bandas como Dead Kennedys, Beastie Boys, Rage Against the Machine, Sonic Youth, Pixies, Smashing Pumpkins e Nirvana (só pra citar as mais famosas) mostraram que haviam aprendido melhor que os europeus as lições do Punk. Experimentações e elementos inusitados ou inéditos eram trazidos para o rock sem que se perdesse o punch, a pegada característica do estilo.

Não que essas bandas não fizessem também o rock de canções. Até os ícones punks do Dead Kennedys têm a sua Moon over Marin. E outras têm tantos outros hits de pista. Se o punk trouxe o rock de volta para o caminho certo, essas bandas citadas acima mostraram que não era preciso seguir caminho algum, que era possível fazer o seu próprio.

E essa influência é clara em uma das melhores bandas que escutei recentemete, a brasiliense Enema Noise. Uma banda sem a preguiça criativa que é quase regra atualmente.

O Enema Noise surgiu de um projeto solo experimental de 2005. Somente em 2009 passou a ser uma banda de fato, formada por Lamin: voz e guitarra, F. Raupp: baixo e synth, Marcelo Melo: bateria e Murilo Barros: guitarra. Algo de Pixies e Dinossaur Jr está presente no som deles, o que de certa forma remete à falecida Oz.

É uma banda que traz esse lado meio esquecido dos anos 90, mas de forma alguma soa datada. A música eletrônica está presente na medida certa ao lado de guitarras rasgadas e vocais (em inglês) com efeitos bem ajustados. Uma banda bem nova, que lançou apenas um split (dividido com a carioca The Fraktal) com duas músicas e teve uma participação em um tributo aos gaúchos do De Falla. Mas, apesar disso, o Enema Noise estréia bem decidido em sua sonoridade, que está a quilômetros de distância do padrão cópia-de-cópia-de-cópia que infesta o rock independente brasileiro.

Espero que o LP cheio confirme as promessas mostradas neste EP, agora disponibilizado para os leitores do RockBsb64.

Enema Noise e The Fraktal – Splt EP

1. Enema Noise – (we’re better) Out of control
2. Enema Noise – Dangeous Desire
3. The Fraktal – The runaway things from one of my dreams
4. The Fraktal – This vaccine

BAIXE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails