23/09/2008

Série Pós-Punk: 4 - Adam and The Ants

A saga pelas influências Pós-Punk da Turma da Colina continua...

Em 1954 nasceu, em Londres, Stuart Leslie Goddard, mais conhecido como Adam Ant. Acho que se Billy Idol tivesse um irmão no meio artístico, certamente ele seria o Adam Ant.
Bem, Adam iniciou sua carreira ainda nos anos 70, em meio ao movimento Punk, mas acabou sendo um nome mais ligado ao Pós-Punk e a New Wave. Ele foi o camaleão da New Wave. A cada disco, a cada clipe, uma novidade no som e no visual. As más línguas ainda o colocam entre os primórdios do New Romantic, mas aí já é um erro.

Talvez por causa dessa irregularidade em sua sonoridade Adam Ant não tenha conseguido manter seu sucesso a partir da segunda metade dos anos 80. Aqui no Brasil, por exemplo, Adam and The Ants foi e é super pouco conhecido. A maioria das pessoas lembra apenas do mega hit “Stand and Deliver” (como dizia Geruza, “Estande de Livro”).
Adam and The Ants foi formado em 1977 e lançou o primeiro e ótimo disco em 1979. Talvez tenha sido a primeira banda dessa cena a ter uma certa teatralidade no palco. A banda era formada por Lester Square na guitarra, Andy Warren no baixo e Paul Flanagan na bateria. Nesse início o som era uma mistura doida de Hard Rock com Glam Rock. “Zerox” e “Cleopatra”, por exemplo, tem ótimos riffs de guitarra.

Mesmo sendo um ótimo disco, esse primeiro lançamento não fez grande sucesso, e para não perder o pique, Adam Ant pediu ajuda para Malcolm McLaren, ex-empresário do Sex Pistols e New York Dolls, que acabou vestindo a banda com trajes de Pirata. Mas como Malcolm não é flor que se cheire, ele acabou passando a perna em Adam e levou sua banda para formar outro projeto chamado Bow Wow Wow. Assim Adam acabou formando uma nova banda que tinha na guitarra Marco Pirroni, que também tocou com Siouxsie and The Banshees e que acabou se tornando seu parceiro até os anos 90.

Com essa nova banda Adam and The Ants lançou dois discos que fizeram grande sucesso, principalmente, na Inglaterra. Kings of The Wild Frontier (1980) e Prince Charming (1981) chegaram ao topo das paradas, rendeu boa fama a banda, mas já tinha uma sonoridade diferente da do 1º disco. Os considero também ótimos discos, com uma sonoridade bastante diferente de outras bandas desse período.

A partir de 1982 Adam Ant passou a gravar discos solo e seu 1º ainda é bom, Friend or Foe, mas depois sua carreira foi descendo a cada disco. Adam ainda chegou a trabalhar de ator em filmes e seriados. No final dos anos 90 retomou sua carreira musical e atualmente está em turnê e prepara um lançamento ao vivo com novos e velhos sucessos.
Ah! Adam Ant foi um dos que souberam aproveitar a onda do videoclipe que invadiu os anos 80. Os clipes de Adam and the Ants eram super produções.



Discografia:

Dirk Wears White Sox (1979)
Kings of the Wild Frontier (1980)
Prince Charming (1981)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails