16/09/2008

Série Pós-Punk: 3 – XTC

Andy Partridge – guitarra, vocal e principal compositor
Colin Moulding – baixo
Terry Chambers – bateria
Barry Andrews - teclado
David Gregory – guitarra
Surgiu em 1976, primeiro foi chamada de Star Park, depois Helium Kidz e, após a entrada de Barry Andrews, finalmente mudaram para XTC. A banda nasceu em Swindon na Inglaterra e influenciou muita gente pelo mundo inteiro. Pouco conhecido no Brasil, XTC é uma das boas influências da Plebe Rude.

Considero o XTC uma das mais regulares bandas do Pós-Punk. As influencias são bem claras tipo BeatlesKinks e Beach Boys. Os timbres das guitarras e o teclado caracterizam bem o som da banda que lançou o maravilhoso 1º disco chamado White Music (gravado em apenas uma semana) em 1977.

Depois desse 1º lançamento e de uma turnê pelos USA, o tecladista Barry Andrews saiu da banda e foi tocar com Robert Fripp, no Shriekback (lembra da resenha do Pil?), além de se lançar em carreira solo. Apesar de não ter sido uma banda de destaque nas paradas da Europa e USA, eles têm grandes hits e Andy Partridge é, sem dúvida, também dono de grandes riffs de guitarra, de inspirar qualquer um (a cada 100 músicas gravadas pela banda, 90 são dele. As outras 10 são parcerias dele).

Um dos grandes trunfos do XTC, pra mim, é o jeito com que a banda experimenta no estúdio, indo atrás de timbres diferentes para a bateria, guitarras, baixo e teclados. Eles sempre souberam aproveitar o estúdio. A psicodelia e a experimentação não são radicais como as do Pil, são bem diferentes e com a sonoridade mais acessível, mais pop e com ótimos refrões.

Ainda no final dos anos 70 e início dos 80, Partridge teve alguns problemas de saúde chegando a desmaiar em shows. Isso diminuiu o ritmo de apresentações da banda, até que por volta de 1982, mais precisamente após o lançamento de Mummer em 1983, a banda restringiu suas apresentações em rádios e televisão, muito por causa da Síndrome de Pânico de Andy. Após Mummer o baterista Terry Chambers deixou o grupo,que passou a contar com músicos profissionais para substituí-lo.

Em 2005 o XTC se desfez, apesar de não ter tido nenhuma nota oficial sobre isso. Deixou um vasto material em 15 discos lançados e uma penca de coletâneas. Por falar em coletâneas, a melhor delas é Fossil Fuel: The XTC Singles 1977-1992, lançada em 1996. Tanto ela, quanto os outros discos são facilmente achados nos programas de troca de arquivo e em blogs de downloads. E Não esqueça de dar uma passada no You Tube para ver clipes da banda! Boa diversão!

PS: o grande hit do XTCMaking Plans For Nigel, tem duas ótimas regravações. Uma feita pelo Primus e outra pelo Nouvelle Vague. (PM)


Discografia
White Music (1978)
Go 2 (1978)
Drums and Wires (1979)
Black Sea (1980)
English Settlement (1982)
Mummer (1983)
The Big Express (1984)
Skylarking (1986)
Oranges and Lemons (1989)
Nonsuch (1992)
XTC Live (1993)
Apple Venus Pt. 1 (1999)
Homespun (1999)
Wasp Star (Apple Venus Volume 2) (2000)
Homegrown (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails