09/09/2008

Série Pós-Punk: 2 - Gang Of Four

As festas da Turma da Colina eram regadas a muitas fitas. Lá em casa mesmo, como eu tinha muito disco importado, ia muita gente que ficava lá a tarde inteira gravando. Discos espalhados pelo chão e o legal era gravar coletâneas: para festas, para o carro em movimento, para o carro parado. Cada coletânea tinha um motivo.
Algumas bandas estavam presentes em quase todas essas fitas. Uma delas era o Gang of Four. A guitarra de timbre seco, na qual Andy Gill literalmente dava porrada, e as linhas de baixo de Dave Allen era e ainda são de grande inspiração e caíam como luva em qualquer momento do dia e da noite.
Gang of Four nasceu em 1977 em Leeds na Inglaterra, mais precisamente na Universidade de Leeds. Sem dúvida a mais engajada, politicamente falando, das bandas do pós-punk.

O primeiro disco Entertainment!, lançado em 1979 é o mais significativo da discografia da banda. Os dois discos posteriores, Solid Gold (1981) e Songs of the Free (1982) também são ótimos, mas foram os dois primeiros que entraram para a história do rock como grandes influencias para as bandas posteriores. Mas acima do bem e do mal está Entertainment!

A formação original com Jon King (vocal), Andy Gill (guitarra), Dave Allen (baixo) e Hugo Burnham (bateria) durou até 1982 quando Dave Allen saiu da banda para formar o Shriekback, junto com integrantes do XTC. A partir daí a banda mudou sua sonoridade e iniciou sua decadência, explicitamente mostrada no disco Hard de 1983, que já contava com a nova integrante, a baixista Sara Lee (grande baixista, Sara já havia tocado com Robert Fripp e após o GoF tocou com B-52’s, Fiona Apple, Catherine Wheel, entre tantos outros). Daí foi a vez de o baterista Hugo Burnham sair da banda, melhor, ser saído. Gill e King continuaram com o Gang of Four (ou of Two?), mas o que já estava ruim, ficou ainda pior. Os dois discos que a dupla lançou nos anos 1990 deixam muito a desejar.

Em 1984 a banda acabou. Nesse mesmo ano Andy Gill produziu o 1º disco do Red Hot Chili Peppers. Mas Gill foi produtor de outras grandes bandas como The Stranglers, The Jesus Lizard, The Futureheads, Killing Joke. E ainda fez trabalhos para R.E.M, Can e Cabaret Voltaire. Além, é claro, de produzir o próprio Gang of Four.

Curiosidade por curiosidade, o vocalista Jon King, em 1984, fez a trilha sonora original do clássico Karate Kid.

Bem, o fato é que, com Entertainment! e Solid Gold, o Gang of Four realmente não precisava fazer mais nada, pois esses discos influenciaram meio mundo. E continuam a influenciar, pois é só ouvir Bloc Party, Radio 4, The Rapture e Franz Ferdinand.

De tão forte que continua a influencia da banda, ela acabou voltando no início dos anos 2000 com a formação original, fez turnê pelo mundo todo (continua fazendo), inclusive passou pelo Brasil, onde fez um show fantástico e lançou, em 2005, o disco Return the Gift, que é a regravação de músicas dos três primeiros discos. Esse também vale muito a pena. (PM)


Discografia:
Entertainment! (1979)
Solid Gold (1981)
Songs of the Free (1982)
Hard (1983)
At the Palace – Live (1984)
Peel Sessions (1990)
Mall (1991)
Shrinkwrapped (1995)
Return the Gift (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Rock Brasília, desde 1964 conta com sua ajuda e suas sugestões para se aperfeiçoar. Comenta aí!

ATENÇÃO! Como a moderação está ativada, pode ser que demore uns minutinhos pro comentário aparecer. Palavras de baixo calão e críticas que nada tenham a ver com o contexto da postagem serão limados sem dó.

Valeu pela participação.

Renato Nunes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails